O planejamento financeiro pessoal é algo que, muitas vezes, causa uma certa preguiça nas pessoas. Afinal, nem todo mundo tem disposição para fazer a análise completa da sua renda e gastos mensais, por isso acabam deixando essa tarefa de lado.

O problema disso é que esse descaso pode fazer com que você perca o controle das suas finanças e acabe se afundando em dívidas. Nesse caso, muitas pessoas recorrem ao empréstimo e correm o risco de criar uma verdadeira bola de neve da qual não conseguem sair.

Então, para ajudar você a manter a sua vida financeira no controle, preparamos esse guia completo de como você pode fazer o seu planejamento financeiro pessoal. Portanto não deixe de acompanhar até o final!

Vamos começar?

Veja como fazer o seu planejamento financeiro pessoal:

Faça uma planilha de ganhos e dividendos

O primeiro passo é criar uma forma de controle do seu salário e dos gastos mensais.

A maioria das pessoas precisa arcar mensalmente com aluguel, contas de água, energia, internet e suprimentos.

Com a ajuda do próprio Excel ou de algum aplicativo, você pode começar a analisar o seu salário bruto e a porcentagem desse valor que é destinada para cada uma dessas obrigações financeiras. Assim, você tem uma visão geral da sua renda e pode começar a planejar a vida financeira.

Defina metas e objetivos

  • O próximo objetivo é definir metas para controlar a sua vida financeira. Isso significa tanto economizar como guardar dinheiro.
  • Por exemplo, você pode considerar a possibilidade de trocar produtos de marcas mais caras por versões genéricas, o que pode resultar em uma redução nas suas contas com supermercados. Assim, você terá uma porcentagem maior do seu salário disponível.
  • Além disso, é essencial que você tente estabelecer uma meta de guardar dinheiro. Seja na aplicação em poupança ou qualquer tipo de investimento, reservar uma porcentagem mensal do seu salário é uma ótima forma de evitar que você passe por algum sufoco no aspecto financeiro.

Considere o empréstimo pessoal

  1. O empréstimo pode ser uma ótima forma de colocar a sua vida financeira de volta nos eixos. Caso você consiga fazer a gestão desse crédito de forma responsável e organizada, essa pode ser a solução perfeita para que você consiga cumprir o seu planejamento financeiro.
  2. Muitas instituições financeiras oferecem a possibilidade de conseguir o empréstimo pessoal 100% online. Ou seja, sem sair de casa, você pode ter um crédito rápido e fácil na sua conta.
  3. Ao considerar essa opção, é preciso em primeiro lugar pesquisar diferentes instituições. Cada banco ou agência conta com a sua própria taxa de juros, logo é preciso encontrar as menores margens para evitar que você se enrole com as parcelas.
  4. Depois, procure parcelar o pagamento de uma forma que você consiga arcar com os pagamentos sem criar novas dívidas. Lembre-se de que o empréstimo deve servir para organizar a sua vida financeira e não criar novos problemas.
  5. O planejamento financeiro pessoal deve ser algo que faz parte da sua rotina. Afinal, o dinheiro é um dos aspectos mais importantes na nossa vida e devemos sempre cuidar para que possamos conquistar todas as nossas metas e objetivos sem passar por sufocos financeiros.

Por isso, comece hoje mesmo a cuidar da sua vida financeira e aproveite os benefícios da gestão eficiente do salário. Boa sorte!

Você ainda tem alguma dúvida sobre o empréstimo ou planejamento financeiro pessoal?

Então deixe o seu comentário no espaço abaixo.

Não se esqueça também de compartilhar esse artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!