O que é o Blockchain e como funciona?

5 (100%) 1 voto

Como surgiu, como funciona e qual a importância do Blockchain

Blockchain em português significa cadeia de blocos também conhecido como protocolo da confiança, quer saber mais, fique neste artigo e veja tudo sobre o blckchain.

Como surgiu o Blockchain?

O blockchain surgiu junto com o bitcoin, como seu código fonte original em 2008 e em 2009 o seu código foi lançado como código aberto, assim começa a rede bitcoin e por sua vez o sistema blockchain. Sendo base da tecnologia das moedas digitais o blockchain foi despertando interesse de muitos outros setores como bancos, por exemplo, desde então muitas modificações foram feitas no código fonte blockchain, como isso em 2014 surgiu um termo, o blockchain 2.0, para um novo projeto de bancos de dados distribuídos, e nesse novo projeto surgiu a Ethereum com uma linguagem de programação que permite que contratos inteligentes serem feitos, essa sacada foi tão grande que permitiu a formação de organizações descentralizadas.

Essa foi a criação e um pouco da linha do tempo do sistema blockchain, mas o ideal é que você saiba de uma maneira mais fácil de como realmente funciona esse sistema, com uma linguagem que você que é mais leigo no assunto entenda.

Como funciona o Blockchain

Quem já viu um pouco sobre as moedas digitais, sempre está ouvindo falar sobre o sistema blockchain, mas até agora a maioria das pessoas leigas não sabem muito bem que sistema é esse, o que ele faz e nem mesmo sabe para que ele serve, então vamos lá. Blockchain em português significa cadeia de blocos também conhecido como protocolo da confiança, ele é um sistema que registra todo tipo de operação de criptomoedas, cada operação conta com uma assinatura digital que é registrada no blockchain garantindo a segurança e fazendo com que elas se tornem imutáveis (ou seja, nenhum registro consegue ser apagado ou editado), tornando assim as criptomoedas que utilizam desse sistema mais seguras.

O blockchain usa de um modelo de consenso distribuído, esse consenso permite que o blockchain funcione sem a interferência e a necessidade de uma autoridade central, com isso o consenso faz todo o trabalho de decidir quais transações são validas ou não, esse consenso de decisão vem a partir das maquinas que são utilizadas na mineração das criptomoedas, que utilizam do poder de processamento das maquinas para verificar se as transações são validas ou não, com isso essas maquinas que processam esses dados recebem criptomoedas como forma de pagamento por esse serviço, é assim que funciona a mineração e o sistema blockchain.

Tecnologia usada do Blockchain

Até aqui, você sabe mais ou menos como funciona o Blockchain, sabe que são registros em blocos que precisam ser minerados para decifrá-los e que é impossível alterar ou deletar esses registros, mas com um vídeo você vai entender melhor esse processo, veja o vídeo:

Blockchain além das criptomoedas

Vale lembrar que a tecnologia do Blockchain em um futuro/presente próximo será a base para quase todo tipo de transação ou registro online, todos os tipos de sistemas que envolvem segurança e praticidade usará o Blockchain.

O Blockchain é um sistema de código aberto, podendo ser visto por todos em: https://blockchain.info/api , caso você seja programador é possível fazer aplicações baseadas no Blockchain.

Importância do Blockchain

Finalizando, a importância do blockchain é enorme para esse novo mercado das criptomoedas, deixando elas descentralizadas, mantendo o controle por parte das maquinas que rodam esse sistema blockchain para decidir qual operação é valida ou não, sem precisar da ajuda ou ter interferência do estado, o blockchain veio realmente para sustentar esse mercado que se mostra promissor, tanto para os que compram, quanto para os que mineram as criptomoedas.

Quer saber mais sobre o mundo das criptomoedas? Então você vê aqui nos anteriores, guia básico – criptomoedas, criptomoedas mais valiosas do mundo, como funciona a mineração e como montar uma rig para minerar.

 

Veja também:

Simulador de investimento em Bitcoin Como simular um investimento em Bitcoin Com essa onda toda a onde vemos falar de Bitcoin para todos...
O que é o Bitcoin e as criptomoedas, quantas existem? Para quem não sabe, o Bitcoin é uma moeda assim como o real e até mesmo o dólar, mas com a seguinte ...
Altcoins caindo por causa da Bitcoin Gold Para quem acompanha as notícias das Criptomoedas, principalmente do Bitcoin, estão anciosas pelo tão...
Bitcoin Gold – Tudo que você precisa saber Cotação, notícias e dicas sobre o Bitcoin Gold (BTG) Está querendo saber mais sobre o Bitcoin Gold,...

Deixe uma Resposta