Se você é pensionista do INSS, saiba que agora tem à sua disposição uma linha de crédito importante para quitar suas dívidas, adquirir bens ou até mesmo realizar um sonho antigo. Trata-se dos empréstimos consignados INSS pensionistas, que são descontados diretamente da folha do benefício e possuem parcelas de longo prazo. Veja mais sobre este tipo de empréstimo consignado!

O que são os Empréstimos consignados INSS para pensionistas?

Muitas vezes, é preciso recorrer a um empréstimo para deixar as contas em dia ou adquirir um bem. Entre os empréstimos mais em conta e com as melhores condições, estão os empréstimos consignados INSS pensionistas, com juros abaixo do mercado e parcelas fixas, sem sustos todos os meses.

empréstimos consignados INSS para pensionistas

Para se ter uma ideia, o teto da taxa de juros do crédito consignado para Pensionistas e Aposentados caiu de 2,14% ao mês, para 2,08%.  E nas operações realizadas com cartão de crédito consignado a taxa passou de 3,06% para 3,00% ao mês. As condições estão abaixo de outros tipos de linhas de crédito.

Os empréstimos consignados INSS pensionistas têm prazo de pagamento de até 72 meses, com taxas de juros pré-fixadas, descontada em folha. Podem solicitar este tipo de crédito consignado pensionistas de 18 e 80 anos e que recebem determinadas pensões.

Quais pensionistas têm direito?

Apenas algumas situações de pensão podem ser consideradas quando forem solicitados empréstimos consignados INSS para pensionistas. Veja a seguir:

Código Espécie do Benefício Descrição
1 Pensão por morte de trabalhador rural
2 Pensão por morte acidentária de trabalhador rural
3 Pensão por morte de empregador rural
19 Pensão de estudante (Lei 7.004/42)
20 Pensão por morte de Ex-Diplomata
21 Pensão por morte Previdenciária (LOPS)
22 Pensão por morte Estatutária
23 Pensão por morte de Ex-Combatente
24 Pensão Especial (Ato Institucional)
26 Pensão por morte especial (Lei nº 593/48)
27 Pensão por morte Servidor Público Federal com dupla aposentadoria
28 Pensão por morte Regime Geral (Decreto nº 20.465/31)
29 Pensão por morte de Ex-Combatente Marítimo (Lei nº 1.756/52)
54 Pensão Especial vitalícia (Lei nº 9.793/99)
55 Pensão por morte extinto plano básico
56 Pensão vitalícia síndrome talidomida  (Lei nº 7.070/82)
59 Pensão por morte excepcional do anistiado (Lei nº 6.683/79, EC nº 26/85 e art. 8º do ADCT)
60 Pensão especial mensal vitalícia (lei nº 10.923/04)
84 Pensão por morte Ex-Sasse
89 Pensão especial aos dependentes de vítimas fatais por contaminação na hemodiálise – Caruaru-PE
93 Pensão por morte acidente de trabalho

Veja mais sobre as disposições legais destes empréstimos neste link.

Como funciona?

É importante entender a margem consignável para calcular as parcelas e o valor total dos seus empréstimos consignados INSS pensionistas. O valor da sua margem é de até 35% do seu benefício líquido (o que você recebe do INSS), sendo que 30% podem ser utilizados para o empréstimo consignado e os outros 5% para utilização do cartão de crédito consignado.

Como solicitar?

Para solicitar os empréstimos consignados INSS pensionistas em instituições bancárias que possuem convênio com o INSS. Muitas delas possuem on-line em seus sites um recurso de simulação, para você ver melhor como funciona. É preciso apenas comprovar renda e levar no banco os seus documentos pessoais.

VEJA TAMBÉM: EMPRÉSTIMO PARA SERVIDORES PÚBLICOS – MILITARES E FORÇAS ARMADAS

Gostou das dicas sobre empréstimos consignados INSS para pensionistas? Deixe um comentário a seguir e compartilhe este artigo em suas redes sociais!