Se você é servidor público federal e está com dívidas ou deseja adquirir um bem ou serviço e está sem crédito na praça, saiba que há uma solução. O empréstimo para servidores públicos federais é uma linha de crédito facilitado, com várias vantagens se comparado a outros tipos de empréstimos. Veja mais a seguir como solicitar o seu!

O que é o empréstimo para servidores públicos federais?

Para se ter uma ideia, os Servidores Públicos Federais são regidos pela Lei nº 8.112/90. São os empregados públicos, policiais militares e bombeiros custeados pela União, aposentados e pensionistas cuja folha de pagamento seja processada pelo sistema de gestão de pessoas do Poder Executivo federal e outros profissionais concursados em entidades federais.

Assim como ocorre entre os servidores públicos estaduais e municipais, os servidores públicos federais também possuem uma linha de empréstimo para a categoria. Este empréstimo consignado é autorizado tanto para civis quanto militares, com idade entre 21 e 80 anos, em média. Podem ser servidores ativos ou inativos, pensionistas, aposentados ou mesmo negativados.

Mas há exceções entre os servidores civis – estes não são considerados neste tipo de empréstimo:

Celetista (CLT), Contratados, Comissionados, Contrato Temporário, Emprego Público, Quadro Especial QE/MRE, Requisitado e Sem Vínculo, além de empréstimos para ativos, inativos ou pensionistas na condição de Tutor ou Curador. Também não é concedido empréstimo para Servidores que estejam fora da sua Unidade Federal (UF).

Empréstimo para Servidores Públicos

Trata-se de um empréstimo com limite de crédito e parcelas descontadas diretamente na folha de pagamento. O empréstimo para servidores públicos federais está disponível em diferentes instituições bancárias em todo o Brasil, e a dica é optar por um credor com convênio com a sua entidade.

Como funciona?

Você pode fazer uma simulação on-line em um dos bancos conveniados ao órgão em que trabalha. É gratuita. Para solicitar o empréstimo, basta seguir até a entidade bancária com seus documentos pessoais e com a folha de pagamento ou comprovante de renda. Leia atentamente o contrato, considerando a margem consignável que mencionaremos a seguir.

Ao contratar crédito consignado você terá que autorizar expressamente a dedução em folha de pagamento. O empréstimo para servidores públicos federais é liberado na hora e autorizado por pelo órgão em que trabalha, para liberar em folha de pagamento, em até 48 horas.

Margem consignável

O limite de crédito liberado irá depender do convênio firmado entre as instituições e os bancos. A margem consignável é de 35% sobre o rendimento líquido, sendo 5% destinado para uso exclusivo do cartão de crédito consignado. Contudo, a margem pode aumentar progressivamente.

Limite de parcelas

O pagamento pode ser realizado em até 96 meses, como determinado no Decreto nº 8.690/2016, mas há empréstimos consignados deste gênero com parcelas menores, o que é muito mais indicado. Antes de contratar, analise se o empréstimo para servidores públicos federais é a melhor opção para quitar dívidas ou para adquirir bens e serviços. Faça uma análise da sua vida financeira.

Veja também:EMPRÉSTIMO PARA SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS – COMO CONSEGUIR?

Gostou das dicas sobre o que é e como funciona empréstimo para servidores públicos federais? Deixe um comentário a seguir e compartilhe este artigo em suas redes sociais!