Como declarar fundos de investimento no imposto de renda?  

Fundos de investimentos, como posso declarar?

Aqui no Dinheiro Dicas nos falamos muito de investimento, nada mais coerente do que falarmos um pouco de como você pode declarar seus investimentos no IR "Imposto de Renda" e no artigo de hoje vamos falar de como declarar fundos de investimento no imposto de renda então continue com a gente e tire todas as suas dúvidas.

Declarar fundos de investimento no Imposto de Renda

Se você tem fundos de investimento e precisa declara-los saiba que é bem simples de se fazer, só são alguns passos, poucos minutos para declarar os seus fundos de investimento no Imposto de Renda, basta seguir as instruções e pronto. Vamos lá! O valor de seus ganhos com o investimento corresponde somente a soma do rendimento liquido após o desconto do IR, no caso de fundos de longo e curto prazo, os valores dos rendimentos são atualizados de acordo com a cobrança do comecotas, por isso é de extrema importância declarar o valor exato que aparece no informe de rendimento. Para começar a declarar, vá até a opção "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva. No passo seguinte clique no botão "Rendimentos de Aplicações Financeiras" em seguida no botão "Novo" Nessa parte vai abrir um campo a onde vai aparecer especificações e valor, em especificações coloque a descrições do investimento, com nome do investimento, CNPJ da instituição a onde o dinheiro está aplicado, você não precisa especificar cada tipo de fundo que seu dinheiro está aplicado, somente a soma total da mesma administradora No campo a onde está o valor, coloque o valor total dos rendimentos, exatamente como está no seu informe de rendimento, nesse caso você não precisa especificar cada fundo, mas você deve colocar o valor total deles que sejam da mesma administradora. Em seguida clique em "OK" Caso você tenha outros fundos em outra administradora é só repetir os passos iniciais e fazer tudo de novo.

Como posso declarar meu saldo investido em fundos?

Para deixar bem completo, não podemos deixar essa parte de fora, vamos mostrar para você passo a passo de como você pode declarar seu saldo investido em fundos. Primeiro passo você deve acessar a parte de "Bens e Direitos" Em seguida procure entre as opções com alguma linha discriminada com o nome do fundo, CNPJ, administrador, entre outras informações que apareceram, mas esses que passamos são as principais, caso exista a linha que discrimina exatamente o seu investimento basta clicar nela e selecionar a opção editar e passar para o passo linha discriminada, caso você não encontre essa linha clique em "Novo" e continue seguindo os passos. Em seguida vai abrir um campo com os DADOS DO BEM, basta preencher esses campos da seguinte maneira, no campo "Código" coloque o tipo de fundo que você vai declarar, existem algumas opções pré-definidas a onde você pode escolher entre Fundo de Curto Prazo, Fundo de Longo, Fundo de Ações. No campo abaixo em discriminação você deve colocar o tipo de fundo, o nome e o CNPJ conforme consta no informe de rendimento. Passo linha descriminada. No campo situação você de colocar o valor exatamente como consta no informe de rendimento, mesmo que no extrato o valor seja diferente. Feito isso é só clicar em "OK" Se você tiver seu dinheiro aplicado em outros fundos, basta repetir os passos anteriores. Gostou do nosso artigo? Então ative o sininho e receba notificações sempre que postarmos novos textos, lembre-se a sua riqueza começa a partir do seu conhecimento.

Veja Também

Como declarar CDB no imposto de renda?  

Sistema de amortização Price

Declaração de imposto de renda para iniciante  

Investimento com bom retorno e risco mínimo  

Dicas para financiar o seu imóvel e sair do aluguel

Como economizar no Natal?