Como declarar CDB no imposto de renda?  

Declarar CDB no Imposto de Renda

Falamos muito sobre investimento em CDB aqui no Dinheiro Dicas, mas agora chegou a hora de falar como você pode declarar o CDB no Imposto de Renda, mas para isso peço que leia nosso artigo com atenção para você não ter nem uma dúvida de como você vai poder declarar seu investimento, vamos lá? Para você iniciar sua declaração do CDB no Imposto de Renda, tenha em mãos o informe de rendimentos envido pela instituição no qual você realizou seu investimento, normalmente ele é enviado através do correio, caso não tenha esse papel em mãos, você consegue ter acesso a ele através da internet banking. Para declarar os seus rendimentos em CDB, o valor deve corresponder a soma do rendimento líquido, esse rendimento é o valor após o desconto do IR creditado em conta do CDB que venceram ou foram resgatados ao longo do ano. Se você está realizando nesse momento a declaração do CDB no seu Imposto de Renda, siga esses passos: Declarando Rendimento em CDB no Imposto de Renda
  1. Entre na opção "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva"
  2. Em seguida clique em "Rendimentos de Aplicações Financeiras"
  3. Feito isso, clique no botão "NOVO" feito isso vai abrir dois campos "especificações e Valor"
  4. No campo especificações você deve colocar todas informações do seu investimento, como: Nome do investimento, neste nosso caso é o "CDB", Nome e CNPJ da instituição financeira em que você realizou o investimento, essas informações irão constar no papel que pedimos para ter em mãos logo no início do artigo.
  5. Neste campo você deve colocar o valor do rendimento líquido do seu investimento, essa informação também consta no papel que pedimos a você, lembre-se o valor do imposto retido que está especificado serve apenas para conferencia e você não deve colocá-lo em lugar algum
  6. Feito isso clique no botão "OK"
  7. Caso você tenha dinheiro aplicado em CDB só que em outras instituições, clique em novo novamente como no passo 3 e repita os passos seguintes até o passo 6.
  8. Tendo uma instituição ou mais com investimento em CDB, após finalizar o passo 6, clique em "OK" novamente.
Pronto você já declarou o seu rendimento em CDB no seu Imposto de Renda, agora só falta declarar o seu investimento em CDB, não se preocupe, é bem simples como declarar o investimento. Declarando Investimento em CDB no Imposto de Renda
  1.  Nesse primeiro passo você deve entrar na opção "Bens e Direitos"
  2. Neste passo procure por descrição do banco com CNPJ, como você colocou logo a  cima na declaração do rendimento na opção 4, caso você encontre, você pode pular para a opção 5 logo abaixo, caso não, continue seguindo os passos. E clique no botão "NOVO"
  3. No campo código você deve escolher a opção de renda fixa (CDB, RDB e outros)
  4. No campo discriminação você deve colocar as informações da instituição financeira, como nome, tipo do investimento e CNPJ.
  5. No campo situação, digite o valor do saldo investido em CDB.
  6. Feito o que é pedido na opção a cima, clique em "OK"
  7. Caso você invista em outras instituições, basta clicar em "NOVO" e seguir tudo de novo ou se encontrar a descrição do banco já feita basta continuar e seguir no passo 5.
Pronto você declarou o seu investimento em CDB, é bem simples de se realizar essa operação com esse passo a passo, se caso tenha outro tipo de investimento em renda fixa, basta fazer os mesmos passos. Gostou do nosso artigo? Então ative o sininho e receba notificações todas vezes que postarmos textos novos em nosso blog, lembre-se que a sua riqueza começa a partir do seu conhecimento.

Veja Também

Como calcular ROI (Taxa de retorno sobre investimento)

Você é uma pessoa motivada? Faça o teste e descubra

Não me planejei financeiramente e agora?

Como declarar ações no imposto de renda?  

Cotação Petr4

Dicas para investir o seu salário