Com a crise econômica instaurada no país, o cartão de crédito consignado pode ser uma solução para manter o nome limpo na praça e organizar as finanças pessoais. Cerca de 60% das famílias brasileiras estão endividadas, mas em muitos casos, para colocar as contas em dia, vale a pena solicitar uma linha de crédito de baixos juros por um período determinado.

É um tipo de empréstimo simplificado, muito popular no Brasil, para aqueles que possuem comprovação de renda. O cartão de crédito consignado possui grandes vantagens para quem deseja manter-se em dia com seus compromissos financeiros. Veja a seguir quem pode solicitar este tipo de empréstimo e saiba como fazê-lo!D

Aspectos gerais do cartão de crédito consignado

A princípio, o cartão de crédito consignado tem as mesmas características de um cartão de crédito comum – tem limite pré-aprovado conforme a renda, é um cartão magnético com uma bandeira e pode ser usado para compras durante o mês, que são contabilizadas e cobradas no fim do período.

cartão de crédito consignado

Contudo, ao invés de vir a fatura para o pagamento das compras somadas do mês, o débito é feito diretamente em folha de pagamento – esta é a maior diferença entre este tipo de cartão e o cartão de crédito comum.

As parcelas mínimas são limitadas e os juros podem ser de 5% a 3,5% – menores que o de cartão de crédito comum. Por lei, o cartão consignado pode utilizar um limite de até 35% do seu salário.

Quem pode contratar o cartão de crédito consignado?

Nem todas as pessoas estão aptas a contratarem o cartão de crédito consignado. Veja a seguir o perfil ideal para solicitar o seu cartão de crédito consignado:

  • Trabalhadores com carteira de trabalho assinada.
  • Servidores públicos contratados e com rendimentos comprovados.
  • Aposentados pelo INSS.
  • Pensionistas do INSS.
  • SIAPE – Servidores Públicos Federais — ativos, inativos, Aposentados e Pensionistas.
  • Servidores municipais ou estaduais.
  • Pessoas com rendimentos comprovados que estão negativadas.
  • Apenas um contrato de cartão de crédito consignado pode ser liberado por CPF.

Vale lembrar que o cartão de crédito consignado não está disponível para empreendedores, autônomos e profissionais liberais, por exemplo. Isso ocorre justamente por estas categorias não apresentarem ganhos fixos.

O que você precisa saber

O cartão de crédito consignado é um empréstimo como qualquer outro. Tem taxas, juros e condições contratuais que devem ser bem analisadas para não se transformar em uma dívida ainda maior.

Use o cartão de crédito consignado com cautela, fazendo um planejamento da sua vida financeira assertivamente. O cartão consignado pode utilizar um limite de até 35% do seu salário, o que pode ser muito comprometedor.

Gostou das dicas sobre o que é e como funciona o cartão de crédito consignado? Deixe um comentário a seguir e compartilhe este artigo em suas redes sociais!