Se você entrou no ano de 2019 com dívidas e deseja organizar as suas finanças pessoais, o cartão de crédito consignado pode ser uma solução. Trata-se de um tipo de cartão de crédito com justamente o crédito “emprestado”. Ao invés de receber em espécie pelo empréstimo, você recebe via cartão de crédito, que possui todos os elementos de um cartão de crédito comum.

Em momentos de crise, você pode contar com este tipo de empréstimo, conhecendo, no entanto, as suas vantagens e desvantagens. É sobre isso o que você verá nesta matéria!

O que é o cartão de crédito consignado?

Assim como outros tipos de empréstimos, o cartão de crédito consignado possui juros, taxas e regras bem específicas. Por mais que ele tenha as características de um cartão de crédito comum, os valores disponíveis de crédito possuem taxas mais altas. É um empréstimo, em todavia. Não é um cartão comum.

Como funciona?

Ao contratar este tipo de empréstimo em uma credora, você irá receber um limite para o seu cartão, para realizar compras e fazer alguns pagamentos. Terá ainda uma data determinada, como ocorre no cartão comum. Mas terá também uma data limite para quitar a sua dívida acumulada ao longo do período.

cartão de crédito consignado

Diferentemente do cartão de crédito comum, o seu crédito é consignado e está vinculado ao salário ou renda que a pessoa possui. O pagamento sai da folha de pagamento. Isso significa que você deverá pagar no dia do vencimento automaticamente, e não por fatura, como ocorre com o outro cartão.

Vale a pena ressaltar que no empréstimo, o valor é pré-determinado, os juros que incidem sobre esta modalidade de crédito, são menores e ela acaba sendo mais vantajoso do que o cartão de crédito consignado. Contudo, o valor dos juros entre os cartões de crédito normais e o cartão de crédito consignado são menores – cerca de 5% ao mês, que é menos da metade dos normais.

Como obter um cartão de crédito consignado?

Há alguns dos requisitos básicos para solicitar o seu cartão de crédito consignado. Este são alguns deles:

  • Trabalhar com carteira assinada;
  • Ser aposentado ou pensionista do INSS;
  • Ser funcionário público municipal, estadual ou federal;
  • Ser militar das forças armadas.

Quais as vantagens e desvantagens do cartão de crédito consignado?

A maior vantagem do cartão de crédito consignado é a garantia de que você não vai se endividar, já que o pagamento da fatura cai direto em sua folha de pagamento. Assim, os juros também se mantêm. Não há também cobrança de anuidade.

Outra vantagem do cartão de crédito consignado é que ele pode ser aprovado mesmo que você esteja com o nome sujo, já que a quitação da fatura ocorre antes mesmo que você receba o seu salário.

Contudo, a maior desvantagem do crédito consignado é comprometer uma parte do seu salário. Para isso, é necessário fazer um planejamento, para que outros compromissos não fiquem em atraso por conta de falta de dinheiro. Adote uma metodologia de finanças pessoais para que o seu cartão de crédito consignado seja uma solução temporária.

Gostou das dicas sobre o que é e como funciona o cartão de crédito consignado? Deixe um comentário a seguir e compartilhe este artigo em suas redes sociais!