Qual o juros do consórcio? Consórcio não tem juros?

75 Visualizações
4.5 (90%) 28 votos

Sempre pensamos em planos que requerem algum investimento financeiro mais elevado, seja um carro ou um casa, e sempre somos pegos na dúvida se devemos adquirir um financiamento, com juros altos e valores mais elevados, ou um consórcio, que tem um valor consideravelmente menor, mas pode ser um verdadeiro teste de paciência para os mais ansiosos.

Já não é uma grande novidade pessoas optarem por consórcios na hora de adquirirem bens com um valor mais elevado do que os seus ordenados ou reservas. Já que bens como automóveis e imóveis, costumam ultrapassar a disciplina financeira de pessoas que possuem uma vida financeira saudável, e até mesmo dos que possuem alguma reserva guardada.

Muitos optam pela opção do consórcio já que não possuem muita pressa para adquirir o bem, que muitas vezes se trata de um segundo veículo, ou uma moto para utilizar apenas nos finais de semana, e também em casa de temporada, como imóveis em regiões litorâneas ou casa de campo. Claro que a modalidade ainda oferece um valor muito mais atrativo que o financiamento ou outra modalidades de empréstimos.

Qual é o juros do consórcio?

Mas a pergunta que muitos fazem quando buscam a comparação financeira é: Qual o juros do consórcio?
E essa é uma das respostas mais simples, já que os planos de consórcios não possuem juros, mas sim uma taxa administrativa e possíveis correções anuais nas parcelas, o índice costuma variar conforme modalidade de consórcio adquirido. Por exemplo, o consórcio de Imóveis geralmente se utiliza como fator o INCC (Incide Nacional da Construção Civil). Já a taxa de administração também pode variar de empresa para empresa, algumas cobram até 25% enquanto outras podem chegar até 16% dependendo da modalidade de consórcio adquirido. Além disto o consórcio ainda pode contar com uma porcentagem destinada a um fundo de reserva utilizado para cobrir possíveis perdas com inadimplência.

Desvantagem do consórcio

Outra desvantagem muito comentada para quem quer aderir a modalidade e desistir do negócio, você irá perder parte do dinheiro aplicado sem se quer ter usufruído do bem, algo que não ocorre em um financiamento.

Antes de adquirir um consórcio, veja essas dicas

Mas lembre-se que é importante pesquisar bem antes de adquirir um consórcio, já que o dinheiro investido no mesmo significa um alto risco para o consumidor, então tire todas as suas dúvidas com o corretor antes de contratar o serviço, seja chato e criterioso. E acima de tudo lembre-se, o consórcio requer uma boa dose de paciência, já que o cliente tem que dar um lance para adquirir o seu bem, ou seja, pagar uma parte do valor do bem para poder fechar o negócio. Ou em último caso contar com a sorte para ser contemplado.

E quando alguém lhe perguntar: qual o juros do consórcio? Lembre-se que uma das grandes vantagens do consórcio é justamente não possuir taxas de juros.

Caso você não saiba muito bem como funciona o consórcio, assista o vídeo do Waldir Gaioso, especialista em consórcio, ele irá tirar todas as suas dúvidas. Veja o vídeo abaixo:

Escreva seu Comentário