O que é Swap?

O que é e como funciona o Swap?

Se você quer saber como funciona o Swap, você está no lugar certo, preparamos este artigo especialmente para você, então continue com a gente aqui no Dinheiro Dicas e veja o que é e como funciona o Swap. Existem alguns tipos de Swap que são os mais comuns no nosso mercado, são eles: Swap de taxa de juros e Swap cambial, mas o que é Swap?

O que é Swap?

Swap é um contrato de troca, seja ele de juros ou de cambio, geralmente é realizado quando existe um risco de perda de rendimentos, então existe duas operações muito comuns Swap de taxa de juros e Swap de cambio, no Swap de taxa de juros a troca fica por conta de juros prefixados para o pós-fixados e vice e versa, isso acontece quando alguém que evitar uma futura alta nos juros, fazendo com que seus ganhos possam ser menores. No Swap cambial é uma operação de cambio que existe simultaneamente uma compra e venda de moedas e a troca da variação cambial do dólar por taxa de juros pós-fixadas.

Como funciona o Swap?

Vamos colocar um exemplo para facilitar o entendimento de como e em que situação é usado o contrato de Swap de taxa de juros e Swap cambial.

Swap de taxa de juros

Nesse caso uma empresa ou então uma pessoa tem um investimento em taxa prefixada, só que para não perder rendimento ela opta por fazer uma troca com um outro banco, ou até mesmo o mesmo banco do investimento inicial para a troca da taxa de juros, de pré para pós-fixada, isso acontece muito quando existe um risco grande de se perder rendimento.

Swap cambial

Se uma empresa tem investimentos em dividas em dólar e também em CDI, essa empresa precisa se proteger de alguma forma da possível alta do dólar, subindo o valor de suas dividas, nesse caso para se proteger essa empresa pode fazer um Swap com outro banco a uma taxa de juros pós-fixada para que as dividas não venham superar os ganhos da aplicação em CDI. Nesse caso foi feito uma troca do risco da alta do dólar pela taxa pós-fixada do CDI, esse Swap é o Swap cambial, onde foi feita a troca de rentabilidade com outro banco. Para concluir nosso artigo, o Swap é um contrato de troca com o mesmo ou outro banco a onde ele é feito para minimizar os riscos de perda de rendimento e existem duas formas, a troca de taxa de juros e a cambial. Se gostou do artigo ative o sininho, assim você vai receber notificações sempre que postarmos artigos novos.  

Veja Também

Simuladores de Investimento – Saiba quanto poderá ganhar

Como investir meu dinheiro

O que é Swap?

Ideias de negócios lucrativos

Dicas de investimentos seguros

O que é LCA, como funciona e qual seu rendimento