O que é LCA, como funciona e qual seu rendimento

18 Visualizações
Vote nesse artigo

O que é LCA?

LCA nada mais é do que letras de creditos do agronegócio, ele é um titulo publico que é emitido por um banco com a real finalidade de arrecadar dinheiro e financiar o setor agrícola do nosso país, é basicamente emprestar dinheiro ao banco e o banco emprestar esse dinheiro parar o setor agrícola a uma taxa de juros X e nós que investimos ou “emprestamos” esse dinheiro no banco, ficamos com uma parte da taxa desses juros.

LCA é um produto isento de imposto de renda e IOF (imposto sobre operação financeira).

No LCA você pode escolher entre a rentabilidade das rendas Pós-fixada e Prefixada.

Existe um prazo mínimo para o resgate do dinheiro investido, ele é de 90 dias.

A aplicação no LCA é garantida pelo Fundo Garantidor de Crédito para valores de até 250 mil reais por FPC, CNPJ ou Instituição. Isso não significa que não é segura investir mais de 250 mil reais nesse tipo de investimento, até porquê essa garantia é paga caso o banco venha a falir e cá entre nós dificilmente um banco no Brasil ira falir, mas caso isso venha acontecer, pelo menos 250 mil reais de seu investimento estará garantido.

Diferença entre LCA e LCI

Não existe muita diferença entre LCA e LCI a não ser pelo fato do setor que é empregado este dinheiro arrecadado, como já falamos investir em LCA é basicamente financiar o setor agrícola, o próprio nome já fala letras de creditos do agronegócio. No caso da LCI o que muda é o setor financiado, investir em LCI é financiar o setor imobiliário, LCI significa letras de credito imobiliário.  Investir em LCA e LCI para o investidor é basicamente a mesma coisa, pois ambas no rendimento Pós-fixados recebem uma porcentagem do CDI, que por sua vez acompanha a SELIC, o que pode mudar um pouco é na taxa Prefixada, na hora de investir você já vai saber o quanto ira receber sobre seu investimento, o que pode mudar neste caso é a porcentagem de ganho e isso vai depender da situação de cada setor no momento de seu investimento, verifique o ganho na hora do investimento, assim você investira melhor e assim ganhar um pouco mais.

Saiba mais sobre LCI em nosso artigo LCI guia básico.

Como investir em LCA

Para investir em LCA você primeiramente deve escolher um banco emissor ou uma corretora autorizada para intermediar a compra de LCA. Se sua escolha for investir junto ao banco, verifique se seu banco emite LCA, caso não emita, você terá que procurar outro banco e abrir uma conta no banco a onde vai investir em LCA, a taxa de juros pode mudar de banco para banco, procure pela mais atrativa, a que vai te pagar melhor.

Pesquise qual o melhor titulo no momento, se Pós-fixado ou se Prefixado, no caso da Pós-fixada veja o percentual da CDI paga ao investidor, na Prefixada você já sabe o quanto vai ganhar, os juros a serem pagos já são fixados do inicio ao fim do investimento, geralmente não chega a ser tão lucrativo quanto o Pós-fixado.

Fique atento no prazo de vencimento, os prazos podem variar de acordo com as características de cada LCA, quanto maior o tempo, prazo de vencimento, maior serão os ganhos, a rentabilidade desse investimento não é diária e só pode ser resgatado no fim do prazo estipulado.

Essa é a mesma maneira de investir que você vai ter com a LCI.

Rendimento LCA

O rendimento do LCA “Letras de Creditos do Agronegócio” está totalmente ligado ao CDI “Certificado de Deposito Interbancário” e quanto maior for o tempo de seu investimento, maior vai ser o CDI que o banco te pagara, isso pode variar muito de tempo para tempo e de banco para banco, algo entre 0,7% e 1% variando o tempo e banco, podendo até ultrapassar esses valores, por isso é de estrema importância que veja banco a banco a melhor liquidez, seu tempo aplicado nessa procura pode te render um bom dinheiro a mais em seu investimento.

Dicas

Se você usa a poupança como uma forma de investimento por ser algo mais seguro, saia dela agora, tanto LCA quanto a LCI são meios de investimentos tão seguros quanto a poupança e muito mais rentáveis. Se sua preocupação é de que o fundo garantidor só garanti no maximo 250 mil reais caso o banco quebre, você pode dividir seus investimentos em LCA em bancos variados, assim o risco de perder seu dinheiro que já é muito baixo, fica praticamente zero.

 

Escreva seu Comentário