O que é o CCF?

99 Visualizações
Vote nesse artigo

Tudo sobre CCF e o que você deve fazer

Para quem não sabe o que é CCF, ele nada mais é do que um banco de dados de pessoas que passam cheques sem fundos , a sigla CCF significa Cadastro de Emitente de Cheque sem Fundos, os motivos que geram a inclusão da pessoa no CCF são vários, o principal deles é a segunda devolução de cheque sem fundo, seguido de conta encerrada.

Estar com seu nome no CCF é como estar com seu nome no SERASA, pois ele também te causa transtornos na hora de conseguir algum credito no mercado, então logo que souber disso, resolva sua situação o quanto antes, tem uma maneira a onde você pode ver quantos e quais cheques estão inclusos no CCF e se você realmente está com cheques inclusos, para saber você deve se dirigir a uma das agencias do Banco Central portando um documento de identidade com o numero do seu CPF, as instituições financeiras também podem te fornecer esta informação sem nem um custo, saiba mais em http://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/cadsis/ccf.asp?idpai=PORTALCADSIS.

PRAZO DE PRESCRIÇÃO DA ANOTAÇÃO NO CCF

O prazo de prescrição da anotação do CCF é de 5 anos, mesmo você sabendo que existe essa prescrição fique atento e retire seu nome o mais breve possível, pois seus dados ainda permanecem no banco de dados, o que não pode ser mais feito é a cobrança.

O QUE FAZER COM CHEQUE NO CCF?

Para regularização, você deve ir ao seu banco munido do extrato da conta em que conste o pagamento efetuado com o cheque, cheque original que gerou a inclusão de seu nome no CCF, Declaração de quitação emitida e assinada pelo favorecido do cheque, com identificação e com firma reconhecida em cartório ou abonada pelo banco do favorecido do cheque mais certidão negativa (obter certidão negativa em cada cartório de quem emitiu o cheque ou no cartório distribuidor) mais microfilmagem do cheque.

Declaração emitida pela CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), acompanhada de documento firmado entre a CDL e o favorecido do cheque, atestando que o cheque foi pago (esses documentos deverão ser retirados na CDL de sua cidade) mais certidões negativas e mais microfilmagem do cheque.

Após a entrega da documentação, o prazo para exclusão de seu nome no CCF é de até 5 dias úteis. Se a solicitação de exclusão do CCF for feita em até 15 dias corridos contados a partir do dia seguinte a devolução do cheque, não há cobrança de tarifa. Após esse prazo, a tarifa de exclusão e a taxa do BACEN são cobradas por cheques, limitadas a cobrança de 10 cheques por solicitação, mesmo que você apresente mais cheques.

Então fique ligado nos dias, se você solicitar a exclusão do cheque no prazo de 15 dias você vai ficar isento das tarifas cobradas, veja também como LIMPAR MEU NOME URGENTE

Escreva seu Comentário