Não me planejei financeiramente e agora?

Dê preferencia ao pagamento das contas com juros mais altos

Quando você vê que o mês ficou maior que o salário, escolha bem o que pagar.

Comece pelas contas que têm as maiores multas, taxas de juros e/ou aquelas em que o atraso possa causar transtornos para sua família.

Existem dois tipos básicos de despesas: aquelas quando você compra produtos ou paga por serviços (aluguel, mensalidade escolar, luz) e também aquelas referentes a créditos como o cheque especial, carnês de financiamento e fatura de cartões.

Coloque em uma planilha quanto dinheiro você vai gastar, colocando em primeiro lugar aquelas contas que possuem juros e multas maiores pelo atraso. São justamente elas que você deve pagar primeiro. Baixar Planilha de Gastos Excel

Se não for possível pagar o valor todo, negocie, evitando a chamada “bola de neve” criada por um atraso atrás do outro, o atraso e acumulo de contas pode desencadear em um somatório de contas muito alto. O que pode causar um trauma muito grande e uma dificuldade para quitação imensa.

Importante !!

Não adianta tapar o sol com a peneira. Se o dinheiro é pouco todo mês, você e sua família terão que fazer um sacrifício momentâneo, mas a recompensa vai deixar todo mundo mais feliz: viver com o bolso em dia.

Outra dica super importante, é, antes de chegar ao extremo, aperte os cintos e poupe para passar por um período de turbulência, essa poupança irá ser extremamente útil para você no futuro.

Escreva seu Comentário